Durante o ano de 1922, ocorreu a Semana de arte Moderna no famoso Teatro Municipal de São Paulo, intelectuais e artistas ligados a elite cafeicultora paulista se reuniram para apresentar uma arte que tinha como objetivo romper com os padrões artísticos vigentes até então – o evento ficou conhecido como “Semana de Arte Moderna“ e contou com grandes artistas, especialmente paulistanos, da época. Mario de Andrade foi um dos principais baluartes desse momento que se tornou épico para as artes no Brasil.
VIVA A VAIA é um espetáculo teatral que reverencia e traz ao palco do teatro vários acontecimentos em torno da Semana de Arte Moderna de 1922.
Neste espetáculo, são abordados os apupos e vaias que foram direcionadas à apresentação das canções compostas pelo maestro Heytor Villa Lobos e apresentadas em uma das três noites daquela grande e revolucionária Mostra Cultural.
Além de reviver o acontecimento histórico propriamente dito, colocando no palco os principais personagens que vivenciaram aquele evento cultural icônico, Oswald de Andrade, Anita Malfatti, Menotti Del Picchia, este espetáculo traz, também, a interpretação ao vivo, por barítono e piano, de três das canções compostas por Heytor Villa Lobos que foram, naquela ocasião, originalmente interpretadas por Frederico Nascimento Filho e Lucília Villa-Lobos, respectivamente canto e piano.
Assim, se entrelaçam nesta apresentação, o teatro e a música, tratando de literatura, pintura, escultura e tudo o mais que a Semana de 22 representa.