Este espetáculo teatral, adaptado da obra de Dyonelio Machado, narra um dia “terrível” na vida do funcionário público Nazazieno Barbosa, um cidadão comum, pobre, pai de família, casado e acossado por uma existência miserável, que acorda com um sério problema: o leiteiro ameaça cortar-lhe o fornecimento de leite caso ele não pague, até a manhã seguinte, uma dívida de 53 mil réis.
Assim, a narrativa irá abordar a busca de Nazazieno pelas ruas da cidade de Porto Alegre dos anos 1930 por alternativas diversas que possam lhe proporcionar o dinheiro para quitar a dívida com o leiteiro.
Um drama sufocante e atual, cujo “herói” vive uma jornada épica pela cidade, em um único dia.
Esta encenação tem uma linguagem simples, direta, econômica, na qual irá transparecer a angústia do protagonista Nazazieno em resolver seu problema, numa corrida labiríntica contra o tempo na busca do dinheiro que possa saldar a dívida.
O roteiro expõe o desenvolvimento psicológico da personagem Nazazieno, suas peripécias ao longo da narrativa para saldar sua dívida com o leiteiro, bem como sua relação com outras personagens do enredo. Assim como Dyonélio Machado no texto original, esta montagem teatral busca o âmago de conflitos do homem em sociedade, cobrindo a gama de sentimentos que a vida moderna pode suscitar em uma pessoa.